quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O que é a Caatinga?

       A Caatinga, nome de origem tupi no qual significa mata branca, é o único bioma exclusivo do nosso Pais, tem esse nome pela cor que a mata fica na estiagem, as folhas das arvores caem para que as arvores possam se sustentar, é onde fica cinzenta, dai o nome Caatinga, permanecem assim até um novo período chuvoso que é quando elas voltam a florescer. Ocupando uma areá de 850.000 km², 10% do território nacional, A Caatinga é o mais frágil dos biomas no Brasil.
       Ao longo dos anos mesmo com o clima bastante seco, semiárido, relacionado a imagens de pobreza e falta de aguá, o sertão se desenvolveu, hoje o sertão tem bancos, lojas, fontes de água mineral, levando emprego e melhoria para o povo nordestino, antes o que era seco e empoeirado, hoje se divide em área urbana e rural, não estou afirmando aqui que o nosso sertão ainda não sofre com fome e miséria, pois ainda existem muitas famílias que necessitam de uma condição de vida melhor.
        Pesquisas recentes veem revelando ao longo do tempo a riqueza particular do nosso bioma, em biodiversidade e fenômenos característicos, e é classificada como savana estética. 
         O clima da a impressão de que não a vida, por ser seco e bastante quente, mas ai que está a beleza, desse clima aparentemente tão hostil, a flora é rica em registro até o momento de 1000 especies no total de 2000 a 3000 plantas, de onde podemos tirar remédios para cura de diversas doenças, e ainda conseguir aguá. É por isso que aqui iremos da exclusividade ao clima tão respeitado pelos sobrevivencialistas. Querem saber mais sobre a Caatinga aguardem novos posts e comentem o que querem saber. Abraço!!!

Nenhum comentário: